Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro e Latino Americano

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domingo, 9 de maio de 2010

Supermercados perdem R$ 7,9 bi em produtos

O nível de perdas de mercadorias nos super e hipermercados do país é mais do que o dobro do lucro obtido pelas varejistas. A conclusão é de um estudo inédito da revista Supermercado Moderno, que integra o 39º Relatório Anual do setor, realizado pela publicação. O maior problema está relacionado à falta de qualificação da mão de obra no manuseio de produtos alimentícios, bebidas e itens de higiene, limpeza e beleza.

Foram pesquisadas 11.358 lojas em todo o país, entre hiper e supermercados. Esse universo representou 85% do faturamento do setor em 2009, que foi de R$ 181,2 bilhões. Em relação a 2008, houve crescimento real de vendas de 8,4%. O lucro líquido do setor foi de R$ 3,2 bilhões, o equivalente a 1,77% do faturamento total. "O avanço foi mínimo em relação ao ano de 2008, quando o lucro significou 1,75% do faturamento", diz Valdir Orsetti, responsável pela pesquisa. "Por mais que os varejistas procurem reduzir custos fixos para aumentar a margem de lucro, o problema das perdas persiste."

Segundo a pesquisa, as perdas somam o equivalente a 4,43% das vendas totais, ou R$ 7,9 bilhões. Se esse montante fosse reduzido pela metade, o nível de perdas dos super e hipermercados brasileiros chegaria a 3,94% do faturamento, diz Orsetti. "Com isso, o país chegaria próximo do 'bechmark' europeu (4%) e americano (3%)", diz.

A pesquisa também mostrou que o Walmart foi a empresa com maior crescimento real de vendas (sem considerar aquisições) em 2009 , de 10,8%, seguida de Carrefour (8,5%) e Grupo Pão de Açúcar (6,4%). O estudo só considera a venda de alimentos e aponta o Carrefour como líder em receita. (DM)

http://www.valoronline.com.br/?impresso/empresas/95/6225185/supermercados-perdem-r-7,9-bi-em-produtos&scrollX=0&scrollY=494&tamFonte

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